XV Congresso Brasileiro de Biomedicina e o III Congresso Internacional de Biomedicina
Com o tema:Tecnologia a Serviço da Saúde e do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM) juntamente com a Associação Sul-Brasileira de Biomedicina (ASBBM) realizará o XV Congresso Brasileiro de Biomedicina e o III Congresso Internacional de Biomedicina no período de 19 a 22 de outubro de 2016, no Parque de Eventos da FUNDAPARQUE, cidade de Bento Gonçalves/RS. Com o objetivo de promover a troca de informações e atualizações na área da saúde e abrangendo todas as 36 áreas de atuação da Biomedicina, contemplando o ensino, a pesquisa e a área diagnóstica.
Valores:
Para mais informações acesse o sie toficial do evento: http://www.xvcbbiomedicina.com.br/home/
Sobre Bento Gonçalves
A cidade de Bento Gonçalves é um importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística mesclam a cultura do seu povo: a garra do seu trabalho desenvolveu a industria e ao mesmo tempo a preservação da cultura de sua origem criou um núcleo de atrativos turísticos ligados à uva e ao vinho.
Atrações Turísticas
Maria Fumaça:O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam numa viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.
Parque Temático Epopéia Italiana
Viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região. O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo-o sentir as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil.
Cooperativa Vinícola Aurora
A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. No início dos anos 80 criou um Centro de Recepção Turística, que recebe atualmente em torno de 150 mil visitantes por ano (2015).
VALE DOS VINHEDOS
O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.
CAMINHOS DE PEDRA
Legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e valorização da família.
Os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.
VALE DO RIO DAS ANTAS
O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade de Bento Gonçalves está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como “Ponte do Rio das Antas” uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. Num dos pontos do trajeto o visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme “ferradura” ao redor de uma montanha.
ROTA CANTINAS HISTÓRICAS
Viva momentos marcantes, leve para sempre nos olhos e no coração as lembranças deste roteiro encantador. As histórias e memórias de um povo e os melhores vinhos. É hora de saborear o melhor da culinária dos imigrantes, deliciar-se com os vinhos e principalmente conhecer as histórias e a cultura dessa região. Os imigrantes provenientes do Vêneto e do Trento, norte da Itália, encontraram as condições ideais para desenvolver a arte do vinho nas encostas de Farias Lemos. Usadas originalmente para guardar os mantimentos, as cantinas são um lugar carregado de saberes e memória que retratam a vida do colono em uma experiência inesquecível.
Ao entrar no clima dos aromas, da paisagem vitícola e dos sons únicos da localidade que preservam sua cultura de modo especial, os visitantes experimentam vinhos típicos, sucos, espumantes e a gastronomia cultural. As cantinas oferecem almoços e jantares com cardápios típicos italianos e regionais. Para completar o passeio, não esqueça de apreciar a vista do Mirante do Campanário.
ROTA RURAL ENCANTOS DE EULÁLIA
A Associação Turística Linha Eulália foi fundada em 26 de outubro de 2012, a fim de desenvolver e fomentar o turismo na região. Em 2013 foi organizada a Rota Rural Encantos de Eulália com o objetivo de receber visitantes, oferecendo um passeio de puro charme e encanto em um trajeto surpreendente, composto por belas paisagens e uma variedade de atrativos: degustar um bom vinho, saborear uma comida típica italiana, encantar-se pelo valor às amizades e pela energia da aventura.
A Linha Eulália está inserida no interior de Bento Gonçalves, onde os primeiros imigrantes vindos do norte da Itália se instalaram em 1878. Foram conservados até hoje nas famílias da região os usos e costumes que caracterizam o jeito simples de viver típico do interior.
A Linha Eulália está inserida no interior de Bento Gonçalves, onde os primeiros imigrantes vindos do norte da Itália se instalaram em 1878. Foram conservados até hoje nas famílias da região os usos e costumes que caracterizam o jeito simples de viver típico do interior.