Novo teste sanguíneo para Tuberculose ativa
O novo teste desenvolvido no laboratório Khatri utiliza uma amostra de sangue normal removendo a necessidade de coletar escarro. Ele pode sinalizar uma uma infecção TB mesmo que o indivíduo também tenha HIV. E em pessoas que apresenta a forma latente da TB ou então foi vacinada o teste não dará positivo. E também não importa qual tipo de TB infectou uma pessoa, ou mesmo se tenha resistência a antibióticos. O teste funciona tanto em adultos como em crianças.A OMS tem chamado por teste dque aria um resultado positivo, pelo menos, 66% das vezes quando uma criança tem TB ativa. O teste Khatri é 96% sensível em crianças. E se o teste for negativo 99% das vezes está correto. Ou seja, de 100 pacientes com o teste negativo com o teste Khatri, 99 não tem tuberculose ativa.
Quando patógenos infectam as células do corpo, a infecção desencadeia uma reação em cadeia que altera a expressão de centenas de genes humanos. A equipe Khatris identificou três genes humanos cuja a expressão muda de padrão, revelando uma infecção de tuberbulose ativa. A equipe de validação do novo teste testaram os três genes em um conjunto separado de 1.400 amostras umanas e 11 dados diferentes, confirmando o poder diagnóstico do teste.
O novo teste distingue não somente com precisão os pacientes que têm tuberculose ativa, como também poderia ser utilizado para ver se eles estão ficando melhores e quão bem eles estão respondendo a diferentes tratamentos.
Leia mais: