Receba novidades

Para receber atualizações inscreva-se com seu email (é preciso confirmar no seu email):

Delivered by FeedBurner

Exame de sangue capaz de detectar lesão e concussão

11:30:00 0 Comments A+ a-


Pesquisadores do Orlando Regional Medical Center, em Orlando (USA), fizeram um grupo de estudo com pacientes de trauma nível 1 e descobriram que um simples exame de sangue é capaz de detectar lesão e concussão leve até sete dias após a lesão, expandindo a janela de diagnóstico. Tradicionalmente, a maioria das concussões em crianças, por exemplo, são diagnosticadas apenas pelos sintomas relatados – vômitos, visão embaçada, dores de cabeça – que não chegam a fornecer dados suficientes para o diagnóstico da severidade do problema. O estudo foi publicado em 28 de março no Jornal JAMA Neurology.

Os pesquisadores fizeram a medição de biomarcadores de proteína ácida fibrilar glial (GFAP) e ubiquitina C terminal hidrolase (UCH-L1) em 1.831 amostras de sangue tiradas durante sete dias de 584 pacientes entre 16 e 40 anos, 62% deles homens. As coletas foram repetidas em 4, 8, 12, 16, 20, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96, 108, 120, 132, 144, 156, 168 e 182 horas após o trauma. Estas proteínas geralmente são encontradas nas neuroglias (células da glia), que rodeiam os neurônios, mas são liberadas quando ocorre uma lesão.
Neste caso, elas ultrapassam as barreiras do cérebro e caem na corrente sanguínea, sendo facilmente detectadas. Tanto a GFAP quanto a UCH-L1 foram detectadas apenas 1 hora após o trauma. A primeira, teve pico 20 horas após o acidente e começou a declinar vagarosamente após 72 horas. Já a segunda elevou-se rapidamente, atingindo o pico apenas oito horas após a lesão e declinou também rapidamente, 48 horas depois.
A esperança dos pesquisadores é que este teste modifique a forma de diagnóstico de concussões e lesões não apenas em crianças, mas em qualquer pessoa que sofra um trauma na região da cabeça. Dessa forma, além de mais rápido o diagnóstico poderá ser muito mais preciso também.

Fonte: SBCA

Biomédica formada pela Universidade Federal de Goiás