Receba novidades

Para receber atualizações inscreva-se com seu email (é preciso confirmar no seu email):

Delivered by FeedBurner

8 Dicas para se organizar no estudo com EVERNOTE

10:37:00 0 Comments A+ a-


Precisando de mais organização e eficiência nos estudos?

Nem sempre é fácil manter um fluxo de trabalho organizado de tal forma que possamos focar somente naquilo que é mais importante.
Quando estudamos, normalmente nos deparamos com situações:
  1. Onde guardei aquela informação da aula passada?
  2. Será que anotei no caderno ou no celular?
  3. Lembro que tirei uma foto das anotações do professor mas não encontro na galeria de fotos do celular…
  4. E aquele material compartilhado pelo professor, onde salvei?
  5. Ou no próprio trabalho: um colega enviou os modelos de relatório por e-mail, mas não encontro no histórico da caixa de entrada.
Situações como estas são muito comuns para milhares de pessoas. Não encontrar o que procura ou se sentir perdido traz um sentimento de incapacidade e frustração. Muitos argumentam que são assim desde pequeno e que não tem jeito de melhorar.
Mudar o fluxo de organização e ter mais agilidade é mais simples do que possa imaginar e não exige nenhuma habilidade sobrenatural.
O PRIMEIRO PASSO É QUERER SE ORGANIZAR MELHOR.
E o Evernote é uma excelente ferramenta para coletar, classificar, encontrar e compartilhar informações. Tudo fica disponível no seu celular e computador, é prático para guardar, consultar e flexível para organizar do jeito que quiser.
Se você está lendo este artigo é porque já deve ter lido alguma matéria ou escutou alguém falar bem sobre o Evernote.
Melhor do que ler é ver na prática, vamos aprender como alavancar os estudos com o Evernote considerando o ponto de vista e necessidades de um estudante.

Durante os estudos vivenciamos 4 diferentes momentos:

  1. Coleta de dados – por exemplo, na sala de aula anotando os pontos importantes (seja no caderno ou no computador), em pesquisas na Internet ou simplesmente tirando fotos das anotações de um quadro branco. É o momento em que se exige facilidade para coletar diferentes conteúdos em diferentes formatos.
  2. Classificação – os materiais, anotações, apostilas, exercícios precisam ser guardados e classificados de forma que possam ser facilmente encontrados posteriormente. Um mínimo de classificação vai ajudar na organização.
  3. Consulta – informações armazenadas precisam ser rapidamente resgatadas futuramente, sem perda de tempo ou distração. Encontrar rapidamente o que deseja é chave para a produtividade.
  4. Compartilhamento – com os amigos e colegas da escola, compartilhe as anotações, os materiais coletados e desenvolva trabalhos em grupo de forma colaborativa.
Dica: Estas fases também se aplicam a outros cenários além dos estudos, por exemplo, em projetos profissionais.
Vamos entender como cada um destes 4 momentos podem ser mais produtivos com o Evernote.

1. COLETA DE DADOS PARA OS ESTUDOS

Dica 1: Guarde os materiais e arquivos complementares das aulas
Salve todos os arquivos recebidos por e-mail, baixados do portal da escola ou mesmo encontrados durante as pesquisas na Internet. Durante as pesquisas, capture os artigos usando o Evernote WebClipper, em poucos cliques você salva o conteúdo no Evernote para referências futura.
Ter tudo em um único repositório te ajudará a manter a organização do conhecimento. Instale o Evernote Webclipper em seu navegador e comece a utilizar agora mesmo.

Dica-1
Quer saber mais detalhes, confira este tutorial detalhado como explorar o potencial do Evernote Web Clipper.
Dica 2: Anote tudo no Evernote
Muito mais do que simples anotações no caderno, use o poder do Evernote para armazenar tudo o que ocorreu na aula, o áudio da explicação do professor, as fotos com as anotações do quadro branco, os desenhos a mão e até informações escritas em post it. Você poderá complementar ainda as anotações com links de referência para outras notas ou simplesmente caixas de tarefas com a indicação de atividades a serem realizadas.
O que mais gosto neste processo é poder escutar o áudio, ver as fotos do quadro juntamente com as minhas anotações. É perfeito para relembrar daquela aula.

Dica-2-Anote-tudo-no-Evernote
Dica 3: Chega de copiar, preste atenção na explicação e depois tire fotos
Sabe aquele quadro cheio de anotações do professor? O que fazer? Copiar ou prestar atenção nas explicações? Você pode se concentrar nas explicações e registrar as anotações simplesmente tirando fotos com a câmera do celular. Copiar é coisa do passado. Se receber os materiais impressos, digitalize tirando uma foto do documento e salve no Evernote.
Dica-3-Tire-Fotos-com-o-Evernote
Agora que já compreendemos algumas formas de captura, é importante classificar o conteúdo de uma forma que possa rapidamente encontrar o que guardou.
Organizar as informações com poucas notas é mais fácil, mas ao aumentar o número de notas armazenadas, encontrar o que deseja pode ser tornar uma tarefa demorada. Por isso, veja como criar um método de organização fácil.

2. CLASSIFICAÇÃO

Dica 4: Separe as anotações por matéria, por professor e por ano
Utilize a forma natural de pensar quando pesquisa por informações. Como você procuraria pela informação? Quer encontrar suas anotações pelo nome do professor? Pelo ano ou pelo nome da matéria? Você pode encontrar rapidamente por estes critérios pesquisando pelas etiquetas. Utilize a flexibilidade das etiquetas para encontrar o que deseja.
Gosto das etiquetas pois são flexíveis e práticas.
Crie etiquetas como: 2015, 2016, 2017 (ano), Geografia, Matemática, Física (matéria) e Prof. Roberto Richieli, Prof.a Carla Dias, etc.

Dica-4-Separe-por-etiquetas
Dica 5: Base de conhecimento – Um Google Pessoal
Crie um caderno chamado base de conhecimento e salve os assuntos complementares que pesquisou ou achou relevante guardar. eBooks, artigos interessantes, pesquisas, referências, tutoriais, apostilas, anotações, etc. Ao longo do tempo, você terá um repositório rico com assuntos de interesse.
Dica-5-Base-de-Conhecimento-EVernote

3. CONSULTA – ENCONTRE SUAS ANOTAÇÕES EM SEGUNDOS

Ter a agilidade na hora de encontrar o que guardou é o que mais desejamos. O sistema de classificação criado na etapa anterior facilitará as suas consultas.
Dica 6: Utilize as Etiquetas (Tags) para encontrar mais facilmente
Experimente buscar por anotações da aula de história filtrando por um professor específico. Você pode digitar na caixa de busca
“tag:história notebook:aulas tag:”Prof. Sergio*”
Esta busca pode ser realizada no computador, no celular ou na web.
Não existe mais desculpa para não estudar, qualquer lugar é hora, basta um celular. Na fila do banco, no ônibus, na praia. Você sempre terá acesso a todas as suas informações.

Dica-6-Utilize-as-Etiquetas-tags

4. COMPARTILHAMENTO – TRABALHE EM GRUPO DE FORMA EFICIENTE

Trabalhos escolares fazem parte da rotina do estudante. É o momento que se exige o trabalho em equipe, divisão de tarefas, compartilhamento de documentos, ideias e materiais. O Evernote é excelente para auxiliar nessa troca de conhecimento.
Dica 7 – Crie um repositório compartilhado
Crie um caderno compartilhado para concentrar os materiais que o grupo utilizará durante o trabalho. Desta forma todos podem acompanhar a evolução das tarefas e consultar os materiais publicados por cada um.
Criar um caderno com o nome do grupo e escolha a opção compartilhar para inserir o email de cada integrante da equipe.

Dica-7-Evernote-compartilhar-cadernos
Dica 8 – Crie um Grupo para Conversas e troca de informações em Grupo.
Crie um grupo de conversa com todos os membros e outro somente com a aqueles que trabalharão em conjunto em determinadas atividades. Dentro deste grupo é possível compartilhar uma nota e ambos colaborarem com a edição da mesma nota. Imagine desenvolver um texto sobre determinado tema e cada um ficar responsável por determinados trechos.
Dica-8-Evernote-Chat-Compartilhe
Com estas dicas e com o apoio do Evernote tenho certeza que você terá uma excelente organização durante os estudos, garantindo que todas as anotações e materiais necessários estarão disponíveis sempre com você.
Aprender a utilizar a tecnologia em favor da produtividade e eficiência é uma habilidade super importante e com certeza auxiliará também futuramente no meio profissional.

Fonte: Blog Evernote

Biomédica formada pela Universidade Federal de Goiás